top of page

About Us

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano lectivo 2012/2013 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP). 



Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof Doutor Fernando Remião do Laboratório de Toxicologia da FFUP.

 

  Alunas:

Josiane Oliveira
Juliana Rodrigues


HAPs

Os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) são substâncias químicas provenientes da combustão incompleta de matéria orgânica (carvão, derivados do petróleo, fumaça de cigarro, etc.), as quais podem produzir efeitos carcinogênicos. A exposição a essas substâncias pode ser de origem ocupacional ou ambiental e a absorção pelo corpo humano ocorre por diversas vias tais como inalação, ingestão, tabagismo e via dérmica.



As características toxicológicas dos HPAs justificam sua monitorização ambiental e biológica. Metabólitos de algumas dessas substâncias são excretados na urina e podem ser utilizados para medir a exposição.



 

  • w-googleplus
  • w-tbird
  • w-facebook

Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto - Mestrado Integrado em Ciências farmaceuticas - Toxicologia Mecanística - 2013

bottom of page